Gagos, Celorico de Basto

Republicado a 24/04/2022

A 1km de casa [Carla] tenho uma capela, assim como muitos de vocês devem ter! A "minha" é a Capela de Nossa Senhora da Goma/Prazeres, do séc.XIII! Já passei dezenas de vezes por ela e olhei sem "ver". Aqui celebra-se anualmente (no domingo seguinte à Páscoa - portanto, hoje ) a Festa da Senhora da Goma, que já teve tempos melhores!

Num curto passeio a pé, em que a máquina foi connosco para saciarmos a vontade de fotografar (texto de Abril de 2020), vimos que este lugar tão comum (para nós) tinha grande potencial fotográfico!

Primeiramente denotamos, uma vez mais (aqui nas nossas “bandas” é quase regra), a ausência de um sino! Depois, percebemos que a capela se enquadra tão bem com o alto da Sra da Graça (Monte Farinha) e, finalmente, mesmo sem tripé, fizemos uma foto juntos como já há muito não fazíamos!

Claramente não ía preparada para a foto a roupa assim o denuncia e ele não ía preparado para a caminhada , mas achamos que ficou um postal tão giro, que não podíamos deixar de partilhar!

Lançamos-te o desafio de veres melhor o que tens à volta de vossa casa! Talvez te surpreendas! Nós estamos constantemente a (Re)descobrir o lugar onde moramos!

(Re)descobriste algum lugar perto de tua casa, durante os últimos dois anos?

Fervenza de Augacaída, Galiza

Publicado a 19/04/2022

Para alcançar esta belíssima cascata, com 40 metros de altura, percorremos cerca de 1,4km (ida e volta 2,8km)

🍃 O desnível é de mais de 200 m 🥲, mas podemos assegurar-te de que vale muito a pena e não custa assim tanto, acredita! O percurso é muito agradável, entre bosques de carvalhos onde somos completamente envolvidos pela natureza… não esperávamos que fosse tão imersivo! 🍃

🏚 Pelo caminho encontramos uma casa abandonada que pertencia a uma antiga adega e também um “bar”, muito pouco integrado na paisagem, que já não está em funcionamento. Logo depois avistamos uma placa: seguir para “Fervenza” (cascata) ou virar para “Castro de Marce” - um desvio que fizemos posteriormente (mais um km e tal no total ida/volta) Pouco depois de um troço com um declive acentuado 🥵 surge então, entre árvores floridas, a fascinante queda de água!😍

💧 Por lá vais encontrar uma espécie de miradouro com um banco, onde podes ficar a admirar esta força da natureza! Regressamos pelo mesmo percurso e seguimos as indicações para o Castro de Marce. A determinado momento é possível ver o rio e a ⛪️ Igreja de San Estevo de Chouzán. O miradouro natural que se abre entre uns penedos, permite-nos ver o rio Minho de um ponto bem mais elevado, onde acenamos a um barco! 🙂

Publicado a 07/04/2022

Amagertov, Copenhaga

Esta cidade, que se divide em canais e docas, esconde muitos “segredos”:

📸 A rua “𝗦𝘁𝗿ø𝗴𝗲𝘁” é considerada o “complexo pedonal mais longo do mundo”: são no total 1100 metros! Através dela passarás por 𝗔𝗺𝗮𝗴𝗲𝗿𝘁𝗼𝗿𝘃 - o local desta Foto! 🥰

🚫 𝗖𝗵𝗿𝗶𝘀𝘁𝗶𝗮𝗻𝗶𝗮 é um dos lugares mais alternativos que irás conhecer! Muitos descrevem-na como 𝘂𝗺 𝗽𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼 𝗽𝗮𝗶𝘀! Tem uma bandeira e moeda própria e só pode ser visitada em bicicleta ou a pé!

🚲 Cerca de 50% da população usa a 𝗯𝗶𝗰𝗶𝗰𝗹𝗲𝘁𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗺𝗲𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲, por isso não é difícil tropeçares em alguma!

🪚 A 𝗟𝗘𝗚𝗢 nasceu na oficina de um carpinteiro dinamarquês - vais encontrar muitas lojas espalhadas pela cidade!

🧜🏼‍♀️ O famoso escritor dinamarquês Hans Christensen Andersen é o autor da obra “𝗣𝗲𝗾𝘂𝗲𝗻𝗮 𝗦𝗲𝗿𝗲𝗶𝗮”. Em frente à doca de Copenhaga encontrarás um dos maiores ícones da cidade: a estátua da Pequena Sereia!

🎢 𝗪𝗮𝗹𝘁 𝗗𝗶𝘀𝗻𝗲𝘆 ter-se-à inspirado nos 𝗝𝗮𝗿𝗱𝗶𝗻𝘀 𝗱𝗲 𝗧𝗶𝘃𝗼𝗹𝗶 para a construção do parque Disneyland, na Califórnia, e do Walt Disney World Resort, na Florida!

Republicado a 04/04/2022

Penedo Durão, Douro Internacional

Terminou em beleza, o dia em que percorremos alguns dos imensos e incríveis miradouros do Parque Natural do Douro Internacional!⠀

• Aqui, naquele que também é conhecido como “Penedo dos Abutres”, a luz que desvanecia e deixava o céu de todas as cores enquanto o sol se “deitava”, criou uma aura mágica ao redor de um cenário já de si inesquecível! 😍⠀

• Este imponente rochedo, com vista privilegiada para o rio Douro, está numa zona propícia à observação de aves de grande porte! Dele vemos também a barragem espanhola de Saucelle e o Rio Huebra que se encontra com o Douro e recorta a paisagem de forma curiosa, como podem observar!

🔭 𝗢𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗺𝗶𝗿𝗮𝗱𝗼𝘂𝗿𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗻𝗼 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼 𝗱𝗶𝗮

📍Miradouro da Fraga do Puio

📍Miradouro da Cruzinha

📍Miradouro do Carrascalinho

📍Miradouro do Colado

Basel, Suiça

Publicado a 29/03/2022

Comer um gelado nas margens do Reno, em Basel, nunca esteve propriamente nos nossos planos, mas que nos soube muito bem, lá isso soube! 😜🍦

🦢 Aqui vemos cisnes a passear-se, ouvem-se várias línguas (alemão, francês, inglês…) e observa-se a cidade de outra perspectiva, onde se destaca a sua imponente catedral “cor de fogo”! Compram-se gelados ao preço do ouro e recebe-se o troco em francos, porque a senhora que fuma um cigarro, enquanto nos vende o docinho e arranha o seu melhor inglês, não aceita cartão! 😆

⛰ Este rio, que nasce nos Alpes Suíços e desagua no Mar do Norte, é perfeito para uns “banhos de sol”, mas “banhos de rio” também! Ficariam surpreendidos com as imagens de verões passados, onde um mergulho no rio parece fazer parte da rotina de quem habita Basel!

🎓 Esta cidade histórica ainda está bem viva! Há imensos museus “espalhados” por toda a parte! São mais de 40, a que se juntam teatros e galerias! Aqui “respira-se” uma vibe jovem, resultante do grande número de universidades que Basel alberga!

• Foi com um sorriso que passeamos pelas suas ruas mais antigas e descobrimos os seus “segredos”. 😊

Colmar, França

Publicado a 22/03/2022

A primavera chegou a Colmar 🌸… e nós também! 😍

🌸 Esta encantadora cidade francesa é muito famosa pelo seu mercado de natal 🎄, mas qualquer altura é boa para conhecer lugares bonitos como este, não concordam?

🌼 Numa daquelas pesquisas (quase diária) de voos, encontramos uma oportunidade para 🇨🇭Basileia e, quando percebemos a proximidade a 🇫🇷Colmar, não hesitamos em acrescentá-la à nossa curta escapadinha! 😍

🌺 Ao passear pelas ruas do centro antigo, os segredos vão-se revelando… é impossível não ficar pasmado com as cores e detalhes das casas que mais parecem feitas de gengibre, como se fossem fictícias, dando-nos a sensação de que acabamos de ser transportados para um conto de fadas! Não é de admirar que Colmar, entre outras vilas da região, tenha servido de inspiração para os cenários de “A Bela e o Monstro”!

🌼 ”La petite Venise” é uma das zonas mais charmosas que poderão encontrar por lá! Podem fazer um passeio de barco pelos canais que rodeiam as bonitas casas! Nós deixamos para uma próxima, pois a Alsácia terá novamente a nossa visita! 🌸

Peñas de Matacás, Galiza

Publicado a 15/03/2022

Este dia, preenchido de inúmeros miradouros, culminou nas “Peñas de Matacás”, a mais de 500 metros de altitude, a observar o mais bonito pôr-do-sol! 😍

• Esta “varanda”, voltada mais uma vez para um impressionante vale do Canhão do Sil, mostra-nos um quadro perfeito e curioso, onde o rio funciona como fronteira natural entre as províncias de Lugo e Ourense!

•“Matacás” - nome do lugar e do miradouro (Miradoiro de As Peñas de Matacás”) - pode estar relacionado com a caça ao lobo. Embora agora (mais) protegido, este animal foi durante décadas alvo de perseguição, devido aos danos causados aos rebanhos. Na Galiza (assim como, por exemplo, no Gerês) existem inúmeras armadilhas milenares, que serviam para capturar lobos, chamadas de fojos do lobo! Nalguns locais do Vale do Sil, este tipo de construções não eram necessárias, pois usavam a topografia do terreno a seu favor: os lobos eram conduzidos para as ravinas e empurrados em direção ao precipício… 😅

🐺 Portanto, a palavra "matacás" provavelmente vem de "matacáns" - “mata cães”! (neste caso, lobos!) Peñas, significa pedras e é delas que o miradouro surge!

Mirador de Vilouxe, Galiza

publicado a 11/03/2022

Nos limites com o concelho de Parada de Sil, encontra-se o lugar de Vilouxe, que guarda uma das vistas mais impressionantes da região!

• Deixamos o carro junto à estrada e atravessamos a pé a aldeia (por cerca de 1 km), em direção ao miradouro: um dos mais bonitos de todos que vimos naquele dia, com vista para o Canhão do Sil!

• A cerca de 800 metros de altitude, encontramos um lugar sem qualquer intervenção do homem, o que se torna cada vez mais raro… Mas, apesar de isso ser realmente espectacular, requer cuidado redobrado, uma vez que não há qualquer barreira de proteção e não é difícil ficar-se hipnotizado com aquilo que os nossos olhos conseguem alcançar‼️⚠️

• Avistamos o meandro conhecido por “Coto das Boedas” - nada mais do que uma impressionante massa granítica de mais de 700 metros de altitude, por onde o rio serpenteia, desenhando este bonito vale! 🥰

‼️Este é um dos muitos miradouros imperdíveis da Ribeira Sacra!

Observatório da Natureza de Marcelim

Publicado a 06/03/2022

• Este miradouro, que na verdade conta com duas estruturas (uma das quais acessível) localiza-se no topo de uma colina a partir da qual é possível ter uma visão panorâmica sobre o vale desenhado pelos rios Bestança e Douro! 🥰

• Aqui, junto da Capela da Nossa Senhora dos Milagres, numa pequena aldeia de Serra de Montemuro, parecemos “tocar o céu” à medida que subimos as escadas... Já no topo, é possível apreciar a paisagem, assim como as aves que a sobrevoam. Esta é a casa de muitas espécies. Espécies essas que estão representadas ao longo do percurso até ao topo dos miradouros: A toupeira-de-água, a Peneireira, a salamandra-lusitânica, a vaca-loura, a Gineta…

• O espaço conta também com uma praça e um anfiteatro, onde esperam que sejam realizados pequenos eventos.

Miradouro do Vale do Sabor

Republicado a 17/03/2022

Neste dia, uma ventania imensa deu-nos pouco tempo útil aqui no alto da freguesia de Adeganha e Cardanha!

Dado o “vendaval” que por lá pairava, agradecemos não ter deixado o Picnic que preparamos para este ponto do percurso ou então teríamos ficado dentro do carro 😅, apesar das imensas mesas que existem neste local para esse efeito. 🧺

• Deste miradouro temos um quadro perfeito sobre o Vale do Sabor, que lhe dá o nome, e ainda é possível ver o Rio Sabor a desaguar no Douro! O quadro fica completo com Torre de Moncorvo e parte do Vale da Vilariça como pano de fundo. Este, já se avistava do 📍Miradouro do Talegre, onde fica um baloiço que partilhamos anteriormente. ⠀

• O percurso que fizemos neste dia pode ser realizado "faça chuva ou faça sol" e, apesar de não ter chovido, acho que teríamos gostado de ver esta paisagem um pouco mais luminosa. Daqui seguimos para o 📍Miradouro da Póvoa e ainda um visitamos um segundo Baloiço, no 📍Miradouro de S.Lourenço. Foi um dia preenchido de lindas paisagens e de um sossego imenso! Gostamos imenso desta zona! ⠀

Miradouro fraga do Puio

Republicado em 14/02/2022

Esta “varanda”, um pouco vertiginosa, dá-nos uma sensação de profundidade incrível sobre uma paisagem inconfundível! Aqui, de repente, parecemos estar a entrar "Douro adentro"!

Quando o conhecemos, no verão de 2020, este lugar entrou diretamente para o top dos nossos miradouros favoritos e ficamos com vontade de regressar e explorar ainda mais desta bonita região! Além de miradouros também exploramos alguns dos castelos da região, como o 📍Castelo de Mogadouro.

O antigo miradouro aqui existente, foi destruído por um incêndio em 2017.⠀

Nyhavn, Copenhaga

Publicado a 03/02/2022

Há muito tempo que um dos cartões-postais de Copenhaga nos despertava interesse pela capital da Dinamarca… e quis o destino (aka - cancelamento de outra viagem) que este fosse o primeiro voo de 2022!

⚓️ Cheio de antigos navios e rodeado de edifícios coloridos, foi assim que encontramos 📍Nyhavn, que em português significa “Novo Porto” ! É fácil de perceber porque se tornou um dos lugares mais famosos desta cidade: é verdadeiramente encantador! 😍 No seu auge, era uma zona comercial muito movimentada, com imensos bares e pubs, um ponto de encontro para os marinheiros quando regressavam! Actualmente, continua a ser um ponto de encontro, onde podemos desfrutar da esplanada de diversos restaurantes e é também daqui que partem barcos com passeios pelos canais!

🚢 Quando os mercadores abandonaram esta zona, depois do bombardeamento da cidade por parte da marinha inglesa,

seguiu-se um período em que Nyhavn ganhou a fama de ser um antro de prostitutas. Foi durante esta altura que aqui viveu o famoso escritor Hans Christian Andersen e onde escreveu os seus primeiros contos infantis, como a “pequena sereia” - o indiscutível ícone de Copenhaga!