Parque Natural do Vale do Tua

Preparamos um apanhado de alguns dos miradouros que visitamos que não deves perder. Estes são 4 miradouros duma extensa lista da rota do Vale do Tua, sendo no total 28, que podes consultar no site.

Miradouro do Ujo

Este incrível miradouro foi inaugurado em Maio de 2019 e logo que vimos a estrutura que foi desenhada para nos debruçarmos sobre esta bela paisagem, soubemos que tínhamos que ir lá. Entre São Mamede de Ribatua e Safres, no concelho de Alijó, situa-se esta magnífica obra da natureza e do homem!

Ujo é uma espécie de Coruja e esse nome provém da vocalização do som que a ave imite. Percebemos isso imediatamente assim que vemos um poema com o desenho da ave logo na chegada ao miradouro.

Miradouro de S. Lourenço

O Miradouro de S. Lourenço situa-se na estrada municipal que liga Pombal de Ansiães ao lugar de S. Lourenço. Da autoria de Paulo Moura, esta peça escultórica recorta a figura de S. Lourenço que nos convida a atravessa-la e observar (e absorver) a vista privilegiada sobre o vale do Tua. Estivemos sempre sozinhos, rodeados pelo cenário recortado das montanhas com vinhas, sobreiros, oliveiras e o rio, de um azul profundo que nem mesmo o céu escuro roubou. O município convida também os visitantes a banhos ou hidromassagem nas caldas ou um mergulho nas águas da albufeira... Talvez numa próxima!

Miradouro Olhos do Tua

Depois do Miradouro de S. Lourenço seguimos para o Miradouro dos Olhos do Tua, também em Carrazeda de Ansiães e não podíamos ter ficado mais deslumbrados! Apesar da chuva, a atmosfera vibrante convidou a apreciar a paisagem. O rio que mais parecia um espelho prendeu completamente a nossa atenção. A forma este contorna o vale parece ter sido desenhada e faz lembrar o Miradouro do Ujo em Alijó.

A estrutura do miradouro, projecto do escultor Paulo Moura, foi construída em aço Corten, tal como o miradouro de S. Lourenço (do mesmo autor) e representa a quilha de um barco. Já podes ter o teu momento Titanic sem necessidade de estar em alto mar.

Miradouro de de São Domingos

Há miradouros de se "deixar cair o chapéu!"* Não é assim a expressão?

Próximo do centro de Murça temos mais um dos miradouros do Parque Natural do Vale do Tua: o Miradouro de S. Domingos. Não fossem os enormes pinheiros que lá habitam, teríamos uma vista (ainda mais) interessante e panorâmica sobre vinhas e olivais, estes últimos que nos acompanharam durante todo o percurso. Deste ponto, dizem ser possível avistar Mirandela, Vila Real e Bragança. Não é o miradouro mais vistoso do Parque Natural, mas temos aqui uma perspectiva completamente diferente das últimas que vimos nesta zona.

Junto ao miradouro há um parque de Merendas e bem próximo existe, também, a Capela de São Domingos e uma escadaria que lhe dá acesso.

Depois de visitarmos o miradouro, passamos pelo centro para ver o famoso símbolo de Murça! Chamada por muitos de urso/a, hipopótamo, javali e até elefante é afinal uma porca! Conhecem a sua lenda? A Porca de Murça dá o seu nome ao vinho e azeite da zona, que certamente já ouviram falar.

* "algo digno de admiração."

Outras sugestões

Centro Interpretativo do Vale do tua, Carrazeda de Ansiães.

Passear na Zona Histórica de Murça

Provar o Moscatel de Favaios